Informe-se
6 DICAS DE LIMPEZA OBRIGATÓRIAS PARA QUALQUER CARRO
1. TAPETES
Os tapetes de borracha podem ser lavados com uma mangueira, água e sabão. Se necessário, use uma esponja, juntamente com a pressão da água, para esfregar com sabão e tirar as manchas de sujidade mais entranhadas. Evite usar produtos químicos em excesso pois podem danificar a borracha. Os tapetes de carpete devem ser limpos com um aspirador e uma escova húmida.
2. PAINEL
Deve ser limpo cuidadosamente com um pano limpo e húmido. Se necessário, recorra também a um aspirador e um pincel para retire a sujidade (pó) nas partes de mais difícil acesso. Atenção, nunca atire água ou qualquer produto químico diretamente para o painel.
3. RESTANTES INTERIORES DO CARRO
Os restantes interiores do carro, como, por exemplo, o volante ou o porta-luvas, devem ser igualmente limpos com um aspirador e/ou um pano macio.
4. VIDROS
Os vidros do interior devem ser limpos de forma distinta relativamente aos do exterior. Nos vidros internos a principal preocupação deve ser a de retirar os resíduos de gordura, suor e até da química dos tecidos do carro. Para isso recorra a produtos adequados para essa finalidade, aplicados num pano limpo. A limpeza externa pode ser feita com limpa-vidros e um pano limpo (não o mesmo).
5. BANCOS / ESTOFOS
Nos bancos e estofos de tecido utilize um pano húmido (limpo) e um produto de limpeza próprio. Em casos mais complicados acrescente um aspirador. A utilização de água é desaconselhável pois o tecido absorve muito rapidamente a água, entranhando-se na espuma, tornando a secagem um processo muito longo. Nos bancos e estofos de couro a limpeza é mais fácil. Utiliza-se um pano seco e macio (além de limpo) ou, se preferir, um pano macio e húmido com sabão neutro, sobre os bancos.
6. CARROÇARIA
Lave o exterior do carro numa área protegida de sol direto. Se a carroçaria do carro estiver quente o sabão vai secar rapidamente deixando manchas. Faça uma pré-lavagem com água. De seguida lave o carro com uma esponja, sabão neutro e muita água. Finalizada a lavagem, enxugue muito bem com uma flanela ou pano (não se esqueça de enxugar as partes internas das portas). Se pretender pode ainda encerar o carro. Já o polimento só deve ser efetuado se a pintura estiver fosca ou “queimada”.
Ver mais em E-KONOMISTA.PT