Informe-se
SEGURANÇA NA ESTRADA COM ENCONTRE FORMAÇÃO
Como evitar o “CARJACKING”?
– Manter a calma e ter interiorizado alguns procedimentos básicos que na hora de maior tensão serão fundamentais e podem fazer a diferença.
– Durante a condução os vidros dos carros devem estar sempre fechados. Senhoras e idosos são alvos preferenciais.
– Deve conduzir com as portas trancadas. Conduzir com as portas destrancadas é a causa principal para a elevada percentagem de vítimas de “CARJACKING”. O condutor de um automóvel pode ser envolvido em cenários que visam o ataque.
– Nos semáforos guarde sempre distância de segurança, por forma a poder abandonar rapidamente o local sem manobras e recurso, uma das formas de verificar esta distância é tentar ver sempre as rodas do veículo da sua frente tocarem o solo (distância de segurança estática).
– Evite a permanência dentro do veículo quando este estacionado na via, será sempre alvo de olhares, podendo estar a ser alvo de olhares mal-intencionados.
– Se sentir que sofreu um embate na traseira do veículo, verifique, pois pode ser uma simples manobra de diversão para o atrair para o exterior do carro. Chame de imediato a polícia.
– Durante a condução se sentir que está a ser seguido, tente agir naturalmente mude de rota evite a direcção de casa ou do emprego e procure parar o mais rapidamente possível junto de instalações das forças de segurança (PSP ou GNR).